Seminário “Ingestão de aditivos alimentares – monitorização em Portugal”


Realizou-se, no dia 21 de maio de 2025, nas instalações do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), com transmissão online, o seminário “Ingestão de aditivos alimentares – monitorização em Portugal”. O evento teve como objetivo apresentar a metodologia e os mais recentes dados sobre a ingestão de aditivos alimentares, pela população escolar entre os 11 e 17 anos, em Portugal Continental e reforçar a importância da sua monitorização sistemática, contribuindo para a proteção da saúde pública e para a confiança dos consumidores.
A sessão contou com a participação de oradores da FIPA (Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares) e da DGAV (Direção-Geral de Alimentação e Veterinária), que abordarão o papel dos aditivos alimentares no setor e os processos de regulamentação e avaliação da segurança associados à sua utilização.
O INSA, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, apresentou a metodologia seguida para avaliar a ingestão de aditivos alimentares pela população em estudo, os desafios enfrentados e os resultados da monitorização realizada em 2024.
A monitorização da ingestão de aditivos alimentares permite avaliar de forma contínua exposição da população a estas substâncias. Assim, neste processo, identificaram-se 49 aditivos nos alimentos consumidos pela população em estudo, todos com DDA (Dose Diária Admissível) estabelecida.
A realização deste seminário refletiu o compromisso contínuo com a transparência e a difusão da cultura científica, tendo sempre como objetivos últimos o aumento da literacia alimentar e a consequente promoção da saúde pública.
O evento pode ser visto no Youtube, na íntegra, em: https://youtu.be/21oRsYwzWrI

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *