Atualmente encontram-se em atividade três grupos de trabalho:
Grupo de Trabalho GTAAA (Aditivos e Aromas Alimentares)
Âmbito: Criação de um sistema nacional de monitorização da ingestão de aditivos alimentares e aromas, garantindo a recolha e tratamento de dados de presença e ocorrência em alimentos, em conformidade com os regulamentos europeus.
Objetivos: Criar uma rede de partilha de dados entre setor produtivo, entidades oficiais, academia e investigação. Levantar informação disponível sobre presença/ausência e níveis de utilização e/ou dados analíticos de aditivos e aromas alimentares. Identificar necessidades de produção de novos dados de utilização e de análises laboratoriais.
Participantes: Setor da produção e distribuição alimentar (incluindo associações setoriais), GPP, DGAV, ASAE, DGS, outras entidades de controlo dos alimentos, universidades ligadas à composição alimentar e epidemiologia, Regiões Autónomas, Direção-Geral da Educação, Direção-Geral do Consumidor e DECO.
Coordenação: INSA, IP – Elsa Vasco
Estado: Ativo
Grupo de Trabalho GTSCA (Solo e Composição de Alimentos)
Âmbito: Levantamento de áreas prioritárias em nutrição e segurança alimentar a comunicar aos stakeholders da cadeia alimentar incluindo o consumidor, que elevem o nível de proteção da saúde, reduzam o risco e melhorem a qualidade de vida. Avaliação das metodologias e ferramentas de comunicação e formas de disponibilização da informação mais adequadas ao tipo de conteúdo/consumidores.
Objetivos: Produzir uma base de dados de composição e contaminação dos alimentos (produção primária) que reflita a ligação entre solo, alimentos e saúde. Definir conceitos e criar um vocabulário comum transdisciplinar (solo, saúde do solo, densidade nutricional, práticas agrícolas, etc.). Identificar entidades e atributos da base de dados, catálogos de linguagem controlada e modelo de dados adequado. Desenvolver investigação colaborativa e interdisciplinar com experiências controladas, metodologias e medições fiáveis e reprodutíveis. Traduzir os resultados em implicações relevantes para a saúde humana e segurança alimentar. Promover a literacia e comunicação científica através de conteúdos adaptados a diferentes públicos.
Participantes: Especialistas em produção primária, ciência do solo, nutrição e saúde, profissionais da alimentação, investigadores, comunicadores, parceiros tecnológicos e decisores de políticas alimentares e de gestão do solo.
Coordenação: INSA, IP – Luísa Oliveira e Roberto Brazão
Estado: Ativo
Grupo de Trabalho GTTCA (Apoio à Atualização da Tabela da Composição de Alimentos)
Âmbito: Contribuir para a atualização da TCA, de acordo com as áreas prioritárias em nutrição e necessidades expectáveis dos stakeholders e consumidores, com vista a obter ganhos em Saúde Pública, na vertente ligada à alimentação.
Objetivos: – Proceder ao levantamento das necessidades de informação alimentar/nutricional. Definir prioridades. Desenvolver mecanismos/procedimentos para solicitação/recolha de resultados laboratoriais dos stakeholders. Elaborar relatórios relativos à atividade do GT e divulgação dos mesmos e de todo o trabalho do GT nas Reuniões Anuais PortFIR. Refletir sobre como apresentar os dados fornecidos pelos fornecedores de dados (receitas/alimento em natureza). Identificar alimentos que sofrem alterações na composição (em termos de gordura, sal…).
Participantes: Considerando os diferentes agentes envolvidos nas várias atividades inerentes ao circuito do alimento bem como a investigação e a academia e as diferentes necessidades e expectativas dos consumidores face à TCA, deverão participar no GTTCA representantes da: produção e transformação, distribuição/venda, investigação/estudo, regulação, restauração, nutrição/dietética, comunicação e consultoria.
Coordenação: INSA, IP – Francisco Ravasco, Paulo Fernandes
Estado: Ativo
A informação gerada pelo PortFIR responderá às necessidades manifestadas pelos seus utilizadores, contando para tal com a colaboração de todos os produtores, utilizadores e divulgadores de dados da área alimentar.