Monitaditivos é o nome do programa em curso que pretende monitorizar a ingestão e a ocorrência de aditivos alimentares, em Portugal.

O processo de monitorização da ingestão de aditivos em Portugal decorre remonta, no INSA, pelo menos, a 2010 e a sua execução é uma obrigação legal de cada Estado-membro da União Europeia. Esta monitorização é uma atribuição do INSA, constando da sua Lei Orgânica.

Este programa divide-se em duas atividades principais:

  • Monitorização da ingestão de aditivos alimentares pela população em idade escolar;
  • Monitorização da ocorrência de aditivos e aromas alimentares nos alimentos presentes no mercado nacional.

Desde a data da sua concepção, esta iniciativa, denominada Monitaditivos tem vindo a ser trabalhada, desenvolvida e aplicada em diversos testes piloto sendo, desde 2022, aplicada nas escolas do Continente a adolescentes a indivíduos entre os 11 e os 17 anos de idade.

Em 2025, trabalhando em conjunto com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária e com operadores económicos da área alimentar, e respectivas associações, iniciou-se a transmissão de dados de ocorrência de um conjunto de aditivos e aromas alimentares à Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA).

Pode consultar mais informação sobre este programa no Seminário “Ingestão de aditivos alimentares – monitorização em Portugal”, no Youtube: https://youtu.be/21oRsYwzWrI?si=9zsNsJqjGWFfTp4q